Utilização da Dapnhia magna no Ensino Experimental das Ciências
Terça-feira, 07 de Abril de 2009

 

Muitos jovens encaram o consumo, ainda que ocasional, de substâncias psicoactivas como normal e "típico" das vivências da adolescência. Contudo, estas substâncias alteram reacções biológicas determinantes na  sobrevivência do organismo humano.

 

As substâncias psicoactivas, conforme o efeito que produzem, classificam-se em estimulantesse aumentam o metabolismo do organismo (como a nicotina e a cafeína), ou  depressoras, se o diminuem (por exemplo, o álcool). Estas alterações metabólicas podem ser percepcionadas avaliando o ritmo cardíaco.

 

 

 Como reage o nosso coração quando consumimos bebidas alcoólicas?

 

 Pode percepcionar-se  esta resposta fisiológica  com  um  trabalho laboratorial simples, utilizando  organismos da espécie Daphnia magna.

 

      Porquê Daphnia magna...

Os organismos desta espécie servem de modelo para a observação dos efeitos destas substâncias, pois possuem respostas fisiológicas básicas semelhantes às humanas; por outro lado, do ponto de vista anatómico, possuem um exosqueleto (carapaça) transparente, o que permite observar, em tempo real, os batimentos cardíacos.

 

      Será que a frequência cardíaca aumenta? ... diminui? 

        ... Será que o coração pára de bater?

                                                      

 METODOLOGIA

 

    Resumo: utilizar uma daphnia por cada solução  ( água, 0% álcool; solução alcoólica a 12%; solução alcoólica a 40%);  deve contabilizar-se o ritmo  cardíaco durante 10s, multiplicando-se esse valor por 6, para se obter o valor do ritmo cardíaco por minuto. Este procedimento é feito três vezes, calculando-se depois a médio do ritmo cardíaco por minuto, de acordo com a seguinte tabela. 

 

 

 RESULTADOS...

  

Tabela I - Resultados obtidosI para o efeito do álcool no batimento cardíaco de Daphnia magna.
Solução (Droga) Solução alcoólica (12%) Solução alcoólica (40%)

Média do Ritmo Cardíaco (BPM)

Controlo (água - 0% de álcool)

 230  298

Previsão do efeito da Solução (Droga) (Usar a legenda)

 -- ---

Média do Ritmo Cardíaco (BPM)

Solução (Droga)

154  92 

 

Classificação da Droga

Estimulante/Depressora

 

  Depressora  Depressora

Legenda: -- diminuição do ritmo cardíaco;

                  --- grande diminuição do ritmo cardíaco 

 

 

 

 

 

 

Interpretando os resultados...

 

Esta experiência mostra que o contacto com uma solução, progressivamente mais alcoolica,  faz diminuir a frequência cardíaca; com efeito, esta substância afecta o Sistema Nervoso, tornando mais lento o processamento  das mensagens nervosas enviadas às distintas partes do organismo, incluindo o coração.

 

O ritmo do nosso coração, como o da daphnia,  diminui quando ingerimos bebidas alcoolicas.... as nossas respostas básicas tornam-se mais lentas e os acidentes podem suceder-se.

 

O consumo continuado de álcool provoca, em crianças e adolescentes,  um atraso no desenvolvimento do cerebro, órgão nervoso envolvido nas respostas instintivas e conscientes; este comportamento pode, ainda, conduzir a reacções agressivas, com consequências na saúde e nas relações com a familia e Sociedade em geral.

 

publicado por pulgadagua às 16:20


mais sobre mim
pesquisar
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


arquivos
2009

links